Passar roupa não é uma tarefa tão fácil quanto parece. É comum, seja por descuido ou por falta de prática, deixar aquela manchinha indesejada de queimado na peça. Mas, nada de pânico, pois separamos algumas dicas para retirar a mancha de ferro de passar roupa em casa mesmo.

 

De acordo com Robson Souza, proprietário da Lavanderia Grande Estilo, é muito importante prestar atenção no que está descrito na etiqueta das roupas e saber para que serve cada símbolo.

Além disso, Robson explica que “Nos tecidos claros ou coloridos, caso o ferro esteja muito quente, vai causar manchas amareladas por conta da temperatura, se a peça for escura, a mancha será brilhosa”.

ferro_de_passar_roupa

Às vezes não é apenas descuido ou falta de atenção que causa a mancha de ferro na peça. “A temperatura errada do ferro colabora para que isso aconteça, mas caso tenha algum resíduo de produto na roupa, como amaciante ou sabão em pó, a mancha pode aparecer por conta da soda cáustica presente nesses produtos”, explica Robson.

Uma outra dica é aquecer o ferro por dois minutos antes de ele ser utilizado. Robson conta que dessa forma ele vaporiza e limpa as impurezas que ficam acumuladas dentro do ferro.

Dicas caseiras

mancha_ferro_de_passar

 

Água oxigenada

De forma rápida e prática! umedeça um algodão com água oxigenada e passe no local onde a mancha ocorreu. Feito isso, enxágue bem e lave com água e sabão. Prontinho, a roupa está nova e em perfeitas condições para ser usada novamente.

Vinagre branco

Pode acreditar, o vinagre branco ajuda a eliminar as indesejáveis manchas de ferro. Basta colocar vinagre quente com bastante sal no local da mancha. Deixe secar e lave novamente, você nem vai perceber que ali existia uma mancha.

Café

Lavar as roupas escuras com café elimina todas as manchas causadas pelo ferro. Basta fazer um café bem forte, coar e diluir em água limpa. Após lavar as roupas com sabão normalmente, passe por água limpa, retire o sabão e, por fim, passe na água com café e deixe secar. Uma outra dica eficaz para as peças escuras é passá-las a ferro do lado avesso ou usando um jornal.

Fonte: Zap Imóveis